O ENEAGRAMA

Uma poderosa ferramenta de autoconhecimento
IGNIÇÃO  (palestra e/ou workshop)
DEEP DIVE (imersão)

O Eneagrama é um sistema que explica o comportamento humano com uma precisão que normalmente surpreende aqueles que vêm a conhecê-lo. Sua descrição dos nove padrões de comportamento é muito profunda e esclarecedora e freqüentemente leva as pessoas a assumirem e superarem pontos fracos em um nível superior ao imaginado previamente.

Segundo o Eneagrama, todas as pessoas possuem um entre nove tipos de personalidade. Quem identifica seu próprio tipo compreende os porquês de comportamentos antigos e recorrentes, sejam eles positivos ou negativos; padrões de atenção e de reação; fatores que levam à motivação ou à falta dela; habilidades e dificuldades específicas; e padrões de resistência à mudança. E quem identifica os tipos das demais pessoas com quem convive, amplia sua tolerância e sua aceitação das diferenças.

Origem e desenvolvimento

O Eneagrama original foi descoberto na antiguidade e sua origem ainda é incerta e pode remontar a Pitágoras. No início do Século XX, ele foi introduzido indiretamente no Ocidente, com o trabalho do filósofo George I. Gurdjieff.

O Eneagrama das personalidades foi desenvolvido na década de 70, com a Escola de Arica, por Oscar Ichazo e pelo psiquiatra chileno Cláudio Naranjo, que se tornou uma importante referência do tema no mundo e um eficiente divulgador do sistema.

A partir daí, muitos estudiosos e autores do Eneagrama em todo o mundo ajudaram a desenvolver e tornar mais acessível os ensinamentos do Eneagrama. Pode-se destacar aqui o trabalho de Helen Palmer e David Daniels e Urânio Paes (os professores com quem Cadu Lemos fez sua formação de professor e especialista em Eneagrama) como alguns dos maiores nomes na comunidade internacional do Eneagrama.

Por que fazer

Além de ser um sistema muito potente de autoconhecimento, o Eneagrama é também uma ferramenta capaz de ampliar nossa visão de mundo e nos ajudar a manter relações mais saudáveis e produtivas. Na verdade, o Eneagrama vai além de outras tipologias de personalidade, apontando caminhos específicos de desenvolvimento pessoal e profissional.

O Eneagrama também é muito versátil e permite diferentes tipos de aplicações em empresas, tais como: desenvolvimento gerencial e de liderança, construção de equipes de alto desempenho, gestão de conflitos e de clima organizacional e facilitação na implementação de diversos programas de gestão (exemplos: Lean, Agile etc).

 Empresas e Universidades que usam o Eneagrama

O Eneagrama vem crescendo significativamente em todo o mundo e já é utilizado por muitas importantes empresas, tais como: Autodesk,  Dropbox, Agilent, Genentech, 3M, IBM, Sony, Motorola, Boeing, Disney,

DuPont, Procter & Gamble e Federal Reserve Bank entre muitas outras. O sistema também já conta com diversos trabalhos de validação científica e centros acadêmicos de renome mundial já incorporaram o Eneagrama em alguns programas de suas "Business Schools". É o caso de Stanford, Columbia e Loyola, nos EUA; Manchester, na Inglaterra; e Universidade de Sydney, na Austrália.


No Brasil, o Eneagrama também já é ensinado em MBAs da FGV e da USP e em organizações como Avon, BNP Paribas, Itaú Unibanco, VISA,  Grupo ALGAR, Amil,  Johnson & Johnson, TIM, Eaton, Oracle, entre outras, por meio de diferentes professores.

+55 11 98605.8650 (WhatsApp)

©2019 I Cadu Lemos Performance.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now